Por Osho

Suas emoções, seus sentiments, seu paraphernalia inteiro de thoughts-the do mind-are manipulados pela parte externa. Scientifically, tem-se tornado mais desobstruída agora, mas nivela sem investigação que científica os mystics têm dito que exatamente a mesma coisa para milhares de years-that todas estas coisas sua mente é enchida com não é sua; você é além delas. Você começa identificado com eles, e o that’s o único problema.

Para o exemplo, alguém insulta-o e você torna-se irritado. Você pensa que você se está tornando irritado, mas scientifically falar o outro insulto de person’s está funcionando somente como um controle remoto. A pessoa que o insultou está controlando seu comportamento. Sua raiva está em suas mãos; você está comportando-se como um fantoche.

Agora os cientistas podem pôr os elétrodos no cérebro em determinados centros, e é quase inacreditável. Os mystics têm falado sobre ele para milhares dos anos, mas somente têm recentemente a ciência descobriram que há umas centenas dos centros no cérebro que controla todo seu comportamento. Um elétrodo pode ser posto em um exemplo particular de center-for, o centro para a raiva. Ninguém insulta-o, ninguém humilha-o, ninguém diz-lhe qualquer coisa; você está sentando-se silenciosamente, feliz, e alguém empurra uma tecla em um controle remoto e você torna-se irritado! É um sentimento muito estranho porque você não pode ver a razão em qualquer lugar, porque você se está tornando irritado. Talvez você rationalize o de algum modo. Você vê que um homem que passa perto no hallway e no você para recordar que insultou you-you encontrará algum rationalization justo para se consolar que você não está indo louco. Sentar-se silenciosamente. . . e de repente sentindo assim irritado sem algum provocation?

E o mesmo controlador remoto pode trabalhar para fazê-lo feliz. Sentando-se em sua cadeira você começa giggling, e você olhar todo o around-if alguém está prestando-lhe atenção que pensará que você está indo louco! Ninguém disse qualquer coisa, nada aconteceu, ninguém deslizou em uma casca da banana, assim que porque você giggling? Você rationalize a, você tentará encontrar algumas terras racionais para giggling. E a coisa a mais estranha é que a próxima vez que a mesma tecla é empurrada e você giggle, você virá outra vez acima com o mesmo rationale, o mesmo consolation, o mesmo explanation-not mesmo que o rationalization é seu! É quase como um registro de gramophone.

Quando eu estava lendo sobre as investigações científicas nestes centros, eu fui lembrado de meus dias do estudante. Eu era um concorrente em um debate inter-university; todas as universidades do país estavam participando. A universidade de Sanskrit de Varanasi estava participando também, mas naturalmente os estudantes da universidade de Sanskrit sentiam um pouco inferior comparado com os concorrentes de outras universidades. Souberam scriptures antigos, souberam a poesia de Sanskrit, drama, mas não eram familiares com o mundo contemporary da arte, da literatura, da filosofia, ou da lógica. E os trabalhos do complexo de inferiority em maneiras muito estranhas. . .

Depois que eu tinha falado, a pessoa seguinte era o representante da universidade de Sanskrit. E para imprimir as audiências e para esconder apenas seu complexo de inferiority, começou seu discurso com uma citação de Bertrand Russell-he tinha-o memorizado, e os estudantes de Sanskrit são mais capazes de memorizar coisas do que qualquer um mais. Mas seu fright do estágio era tal. . . não soube nada sobre Bertrand Russell, ele não soube nada sobre o que citava. Seria melhor ter citado algo de Sanskrit, porque seria mais na facilidade.

No meio ele stopped-just no meio de uma sentença. E eu estava sentando-me por seu lado, porque eu tinha terminado apenas. Havia um silêncio, e ele perspiring, e para ajudar-lhe apenas, eu disse, “Start again”-because que outro ? Foi furado simplesmente. Eu disse, “If que você não pode ir adiante, começa outra vez; talvez pode voltar a you.”

Assim começou outra vez: “Brothers e irmãs. . ” e exatamente no mesmo ponto começou furado outra vez. Agora transformou-se um gracejo. O salão inteiro shouting, “Again!” e estava em uma situação tão difícil. Nem poderia ir adiante nem poderia ele mantem-se estar lá silencioso; olharia demasiado idiotic. Assim teve que começar outra vez. Mas começaria muito no começo, no “Brothers e nas irmãs. . ”

Para os quinze minutos inteiros nós ouvimos somente esse portion-beginning com “Brothers e irmãs. . ” e indo até o ponto aonde começou furado, repetidas vezes. Quando seu tempo foi terminado veio e sentou-se ao lado de mim. Disse, “You destruiu meu thing!” inteiro;

Eu disse, “I estava tentando ajudar a you.”

Disse, “This é help?”

Eu disse, “You estava indo estar na dificuldade de qualquer maneira. Esta maneira ao menos todos apreciou it-except você, aquele que eu posso compreender. Mas você deve rejoice que você fêz assim muitos povos felizes! E por que você escolheu essa citação? Quando eu lhe estava dizendo, ‘Start again’ não havia nenhuma necessidade partir sobre do beginning-you very poderia ter deixado cair essa citação, lá estava nenhum need.”

Mas eu vim saber com da leitura da pesquisa científica que o centro do discurso é exatamente como um registro de gramophone, mas com a uma coisa muito estranha e especial. O momento onde a agulha é feita exame afastado do registro você pode pôr a agulha para trás no ponto de onde você fêz exame d, e vai sobre de lá. Mas no centro do discurso, quando a agulha é removida e posta para trás outra vez, o centro vai imediatamente para trás muito ao começo.

Se isto acontecer, pode você dizê-lo é o mestre de o que você está dizendo? É você o mestre de o que você está sentindo? Certamente não há nenhum elétrodo implanted em você, mas biològica exatamente o mesmo trabalho está indo sobre.

Você vê algum tipo de mulher, e imediatamente sua mente reage: “How beautiful!” Este não é nada mas o controle remoto. Que a mulher funcionou como um controle remoto uniu a um elétrodo, e seu centro do discurso entrou simplesmente em seu discurso gravado: “How beautiful!”

A mente é um mecanismo. Não é você. Grava coisas reage de fora, e então às situações exteriores de acordo com aquelas gravações. That’s a única diferença entre um hindu e um mohammedan e um cristão e um Jew-they têm apenas registros de gramophone diferentes. Mas para dentro, é um humanity. Quando você jogar um registro de gramophone. . . pode estar no hebrew, pode estar em Sanskrit, pode estar no persa, pode estar no árabe, mas é a mesma máquina que joga o registro. À máquina não importa se joga o hebrew ou o Sanskrit.

Todas suas religiões, todas suas idéias políticas, todas suas atitudes cultural não são nada mas gravações. E em determinadas situações, determinadas gravações são provocadas.